Projeto de digitalização dos cuidados à população idosa. Para uma maior inclusão e uma melhor saúde.
O envelhecimento da população portuguesa traz consigo desafios crescentes no cuidado dos idosos, especialmente devido ao aumento da esperança média de vida, conjugado com os desafios dos cuidadores formais e acesso a estruturas de apoio. Nesse contexto, surge a necessidade de uma prestação de cuidados mais eficaz e próxima, promovendo um envelhecimento ativo e saudável que aposte nas ferramentas digitais hoje disponíveis.
Com esse objetivo, foi criada no último trimestre de 2022 pela MEO Empresas, Fundação Santander, Samsung e Sioslife, com o apoio da Associação Portuguesa de Telemedicina, a solução 'Cuidado Digital 360+'.
O Cuidado Digital 360+ é uma solução com uma abordagem centrada na pessoa idosa, na integração de serviços e no apoio aos cuidadores.
O projeto-piloto desenvolvido visa fornecer às instituições que prestam cuidados a idosos, um ecossistema de soluções de cuidado, incluindo software e hardware, para uma gestão mais eficaz e personalizada, abrangendo desde a monitorização remota até a integração social.
Os resultados preliminares deste projeto-piloto mostram uma utilização significativa das tecnologias pelos utentes e cuidadores, refletindo uma integração bem-sucedida das soluções digitais no dia-a-dia das instituições.
Este projeto oferece benefícios significativos para os utentes, cuidadores e instituições, com resultados preliminares promissores e indicativos de um caminho positivo para a transformação digital dos cuidados prestados à população mais idosa.